top of page
WhatsApp Image 2026-01-14 at 13.30.01...jpeg

A Psicologia Biodinâmica faz parte das terapias neo-Reichianas, ou seja, está situada entre as análises baseadas nos fundamentos do médico neuropsiquiatra Wilhelm Reich (1897-1957, Áustria).

Gerda Boyesen (1922-2005, Noruega) foi uma psicóloga e fisioterapeuta fundadora da Psicologia  Biodinâmica, a qual compreende suas bases teóricas e práticas em diversos fundamentos: reichianos, tais como, as couraças musculares e a bioenergia, o insconsciente descoberto por Freud, o psicoperistaltismo e a couraça tissular (viceral) descobertos por Gerda.

Ao longo de sua prática clínica, Gerda notou uma intrínseca relação entre os sons que o intestino produzia durante as sessões associados a liberação e integração de emoções, sentimentos e memórias reprimidas. A este fenômeno de produção de sons pelo intestino no contexto de análise e massagens foi dado o nome de psicoperistaltismo, o qual tornou-se um fundamento central da abordagem Biodinâmica.

A partir desta importante descoberta, Gerda estudou e classificou os diversos tipos de sons intestinais produzidos pelos clientes durante as sessões, e passou apoiar-se no psicoperistaltismo como um método muito fidedigno para indicar, promover e trabalhar os conteúdos psíquicos de cada cliente ao longo do processo de análise.

As Massagens Biodinâmicas são uma das maneiras de gerar condições para que o psicoperistaltismo ocorra, e é um recurso oferecido de acordo com o conteúdo de cada sessão, momento da análise e possibilidades de cada cliente, havendo assim, indicações e contra-indicações muito bem definidas entre os profissonais desta linha de trabalho.

O processo de Análise Biodinâmica também utiliza a fala e a escuta terapêuticas como métodos, e é comum convidar o cliente a identificar o conteúdo da fala em seu corpo através da percepção corporal.

Assim, com o conteúdo mínimamente situado no corpo, são propostas massagens ou movimentos específicos para aprofundar e vivenciar os temas, de acordo com as demandas e possibilidades de cada cliente.

Esta abordagem convida o cliente a fazer contato, expressar e elaborar suas questões pelas vias do corpo e da fala, em conexão com a unidade indivisível e inter relacionada psiquê-soma, no qual os bloqueios musculares e orgânicos são vistos como uma expressão das questões psíquicas não resolvidas.  

A Análise Biodinâmica tem as caracteristicas de ser não invasiva e não provocativa em todas as suas propostas, e  visa estabelecer um tipo de vínculo terapêutico suficientemente acolhedor e seguro como uma condição para que a análise ocorra de maneira significativa e eficaz.

O objetivo da Análise Biodinâmica é que o cliente amplie as maneiras de fazer contato consigo e diversifique os tipos de recursos para lidar com sua história de vida, sintomas e causas, para que assim venha a sentir algum nível de bem estar psíquico ao longo do tempo, dentro das possibilidades e limites de cada cliente.

“A terapia é só uma maneira de ajudar o organismo a se ajudar”

" O pouco é muito"

(Gerda Boyesen)

bottom of page