top of page

 

 

 

 

 

 

Faz parte da Psicologia Biodinâmica, abordagem terapêutica criada por Gerda Boyesen, onde corpo e mente coexistem em profunda conexão.

Diferente de outras técnicas de massagens, que levam o corpo como elemento central de tratamento, a Massagem Biodinâmica envolve também o aspécto psicológico do paciente. 

Trata-se de diversas técnicas que permitem ao paciente entrar em contato com seu "eu" mais profundo, por muitas vezes esquecido e retaliado pelas exigências de aceleração do mundo em que vivemos.

Criadas e fundamentadas por Gerda, as Massagens Biodinâmicas foram elaboradas de acordo com o tecido a ser tocado e trabalhado de acordo com a queixa apresentada pelo cliente ao terapeuta antes do início da sessão.

Como um breve exemplo de como são as massagens temos:

1. Massagem Suave de Contorno e Limites: o toque é aplicado no nível da pele em deslizamentos suaves intercalados por pausas com as mãos abrangendo o máximo da região tocada. A indicação é a de promover a sensação de limites corporais e psíquico, podendo gerar segurança e integração.

2. Massagem no Periósteo: o toque é realizado no nível dos ossos de maneira lenta e com maior pressão, e a finalidade desta massagem é liberar a bioenergia retida nos ossos para que esta volte a circular nos outros tecidos do corpo, podendo gerar uma melhora na vitalidade, imagem da estrutra óssea e integração física e psíquica.

Em todas as Massagens Biodinâmicas o estetóscópio é pousado sobre o ventre do cliente, para que os sons produzidos pelo intestino (o psicoperistaltismo) possa ser auscutado pelo terapeuta, servindo como guia de eficácia ou não da massagem. Além do psicoperistaltismo outras reações são observados e consideradas como sinais de efetividade da massagem, tais como, aprofundamento da respiração, pequenos tremores involuntários e melhora na circulação. 

É indicado que caso as massagens gerem persistentes ou intensas reações psíquicas, físicas ou psicossomáticas, tais como, excesso de chôro, memórias perturbadoras, emoções muito intensas, diarréia, cefaléia, enjoô por mais de 72h ou sempre que recebe a massagem, conversar em sessão e se for o caso, buscar um profissional de saúde adequado ao caso.

As massagens Biodinâmicas podem ser aplicadas sem a necessidade de o cliente estar em processo de análise, e caso esteja, é indicado que os conteúdos psíquicos desvelados durante a massagens sejam levados ao psicoterapeuta em questão. Esta dedicação do cliente pode enriquecer muito o seu processo de análise.

A Massagem Biodinâmica foi fundamentada de tal maneira centrada nesta integração psiquê e soma (corpo e psiquísmo) que Gerda chegou a falar em " psicanálise do corpo", pois em sua prática clínica obeservou que a liberação das couraças corporais durante determinada massagem, em alguns casos, já era o suficiente para promover considerável ou suficiente bem estar físico e psíquico, não havendo a necessidade de determinados conteúdos serem abordados em em trabalho de análise através do método da fala/escuta, pois acredita-se que estes conteúdos específicos são relativos a uma fase do desenvolvimento muito precoce, onde não havia ainda a linguagem verbal apendida, ou seja, sentimentos, memórias e imagens da primeira infância no momento pré-verbal.

Por este motivo a Massagem Biodinâmica pode ser utilizada como um recurso importante na Análise Biodinâmica, de acordo com as possibilidades de cada cliente.

A Massagem Biodinâmica é um convite ao autoconhecimento e pode proporcionar relaxamento, harmonização e tranquilidade, além de fomentar um contato saudável do paciente consigo mesmo e com o ambiente que o cerca.

​​​​​​​​​​​​


bottom of page